Mostrando postagens com marcador Química Inorgânica. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Química Inorgânica. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 20 de novembro de 2012

CLASSIFICAÇÃO E NOMENCLATURA (INORGÂNICA)


 Ácidos: 
São compostos covalentes que reagem com água apresentam como único cátion o hidrônio, H3O1+ ou o H1+( é a mesma coisa).
Exemplos:
H2SO4  →  H3O1+ + HSO4-   ou         H2SO4  →  H1+ + HSO4-
NOMENCLATURA: acido + ver a terminação anion



EX: H2SO4  = ACIDO  FULFURICO ( por que vem do anion sulfato)

2. Bases: São compostos capazes de se dissociar na água liberando como único ânion é o hidróxido, OH1-.
Exemplos:
NaOH(s)  → Na1+ +  OH1-

NOMENCLATURA:
 HIDRÓXIDO +de + NOME DO CATION
EX NaOH = Hidróxido de sódio

3. Sais:São compostos qua na prença de agua liberam pelo menos um cation difetente de H+ e um anion diferente de OH1. 

Exemplos:
NaCl → Na1+ +  Cl1-

NOMENCLATURA:

 NOME ANION + DE + NOME DO CATION
EX:   NaCl  = CLORETO de SODIO,                                     CaSO4  = SULFATO de CALCIO


4. Óxidos:São compostos binários (formados por apenas dois elementos químicos), sendo um deles o 
oxigênio.

Exemplos:
CO2, SO2, SO3, P2O5, Cl2O6, NO2, N2O4, Na2O, etc.

NOMENCLATURA
Observar quantos átomos de oxigênio ha na molécula.
 verificar se o cation possui mais de uma valência (ex: tem Fe²+ e Fe³+)
EX: CO= monoxido de carbono
CO2  = dioxido de carbono
FeO= Oxido de ferro II                   e              Fe2O3= oxido de ferro III
CaO  = Óxido de cálcio

sábado, 17 de novembro de 2012

TIPOS DE REACOES


 Na química existem diversos tipos de reações , e pra representa-las fazemos da seguinte forma:
                                          A +  B    -->   C + D
antes da --> estão os reagentes depois dela estão os produtos

TIPOS DE REAÇÕES:

SÍNTESE ou ADIÇÃO : quando os reagentes se unem dando origem a um unico produto:
                                         C + O2  → CO2

DECOMPOSIÇÃO : quando um reagente da origem a dois produtos:
               2 NaN3 (s) → 2 N2 (g)   +   2 Na(s)


 DUPLA TROCA: suas substancia compostas por dois elementos que  reagem originando outras duas substancias:
                            CuSO4 + 2NaOH → Na2SO4 + Cu(OH)2


SIMPLES TROCA : uma substancia composta e outra substancia simples que ao reagirem geram  outra duas substancias ( aquela que era simples fica composta e a composta vira simples).

                                                                      Zn + 2HCl → ZnCl2 + H2



OXI-REDUÇÃO: são reações onde ocorrem a transferência de elétrons entre duas substancias, uma que diminui o seu numero de oxidação (nox) e outra que aumenta, a substancia que perde os eletros é chamada de agente redutor e o que ganha os elétrons é o agente oxidante.
  EXEMPLIFICANDO:exemplo de reação redox é o da prata em contato com o ar. Os objetos de prata tendem a perder seu aspecto brilhante com o passar do tempo, se tornando embaçados e com coloração escura. Esse fato ocorre porque os átomos de prata da superfície do objeto reagem com outras substâncias, como o oxigênio. Dizemos então que a prata se oxidou, ou seja, passou por uma reação de óxidorredução.









Reações de ácido-base

REAÇÕES  ACIDO- BASE
 Pra compreendermos esse tipo de reação é preciso compreender o conceito de acido e de base.

ACIDO: são compostos que quando reagem com água liberam como único cation o H+.
BASE: São compostos que quando reagem com água liberam como único anion o OH-.

esses tipode reacao entre um acido e uma base é denominada reação de neutralização
ACIDO + BASE --->  SAL + H²O

 podendo ser de neutralizacao total, ou seja que os sais produzidos possuem caráter praticamente neutro, pois são derivados de ácidos e bases de mesma força. 
EX:   3HCl + Fe(OH)3 -> FeCl3 + 3H2O

Entretanto, nem todas as reações ácido-base são de neutralização total, as reações de neutralização não total são denominadas de reação parcial  Ou seja, o sal resultante da reação possui caráter ácido ou básico pela presença de um ou mais íons H+ ou OH- não consumidos para formação de uma ou mais moléculas de água.

EX:      H2CO3 + NaOH -> NaHCO3 + H2O

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

QUIMICA INORGANICA II

- A ligação covalente: é caracterizada por não haver perda/ganho de elétrons, mas sim, um compartilhamento dos mesmos, em outras palavras, não há uma carga, não há íons, existem apenas átomos que se correlacionam de maneira a completarem suas camadas de valência (os dois ao mesmo tempo). Normalmente ocorre entre não-metais, pois os mesmos possuem alta eletronegatividade, sendo incapazes de tomar o elétron do outro átomo. Exemplos de compostos covalentes são: O2 (oxigênio presente na atmosfera, necessário para a vida), N2 (o gás mais abundante na atmosfera terrestre), HCl (ácido clorídrico, muito utilizado em piscinas para ajuste de pH, também conhecido como ácido muriático), H2O, (água). 
                      
Nos casos acima, cada par de elétrons é representado por um traço (-). O par de elétrons seria nada mais que os dois elétrons que são compartilhados, formando a ligação covalente.

- A ligação metálica: é conhecida por seu ‘mar de elétrons’. Esse ‘mar’ seria uma corrente constante e infinita de elétrons que transitam entre os átomos, ou seja, um elétron sai, entra outro imediatamente no lugar deste, e ficamos nesse ciclo indefinidamente. Nesse tipo de ligação são formadas as ligas metálicas, componente da maior parte dos objetos de metal que você utiliza em sua casa.                                                                      
É um tipo de ligação fácil de se entender, porém de uma complexidade imensa, uma vez que não se sabe como se forma o mar de elétrons. Essa é a ligação mais resistente e difícil de se quebrar existente.

Com isso, ficamos por aqui, encerrando essa introdução à inorgânica. Aguardem o próximo post!

Postado por: Paládio (Pd)

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Química Inorgânica I


Para falar em química inorgânica é importante lembrar que a química é dividida em três ramos principais: a química inorgânica, a físico-química e a química orgânica. Cada uma das três estudam coisas diferentes no mundo da química.

A química inorgânica é aquela que estuda os compostos no geral, embora à primeira vista ela pareça ser a maior e mais importante, existem cerca de 100 mil compostos orgânicos para cada composto inorgânico, tornando-a muito simples e medíocre, quando comparada com a orgânica. A química inorgânica se baseia em classificar, compreender e caracterizar diversos componentes que não são formados de carbono (vide algumas exceções como CO, H2CO3, CO2).
Partindo deste ponto, iniciamos o estudo das ligações químicas. As ligações químicas são os laços que mantém os átomos unidos, para formar os mais diversos compostos. Existem três tipos de ligações químicas:

- A ligação iônica: é caracterizada pela presença dos íons que são átomos carregados negativa ou positivamente, se houver falta de elétrons no átomo temos um íon positivo, se houver sobra de elétrons no átomo temos um íon negativo. Em geral, o átomo que se tornará o íon negativo (ânion) retira o elétron do átomo que se tornará o íon positivo (cátion). Na maioria dos casos, temos um cátion proveniente de um metal e um ânion não-metálico. Exemplos de ligação iônica são: NaCl (principal componente do sal de cozinha), NaOH (soda cáustica), Al(OH)3 (substância presente em muitos anti-ácidos estomacais).
Quando um composto iônico é colocado em água, ocorre um fenômeno denominado dissociação. A dissociação nada mais é do que a separação dos dois íons formadores do composto. Um exemplo de reação de dissociação é representado pela equação abaixo:                                                       
NaCl(s)  g Na+(aq) + Cl-(aq)

Na reação acima, o Na+ é o cátion (íon positivo, que apresenta falta de elétrons) e o Cl- é o ânion (íon negativo, que apresenta sobra de elétrons). Graças ao processo de dissociação é possível dissolver os compostos iônicos em água.

Postado por: Sr. Paládio