terça-feira, 28 de agosto de 2012

Estequiometria 1


Estequiometria I

Estequiometria é a parte da química que estuda e analisa as relações quantitativas entre os elementos que se combinam para formar uma substância composta, ou seja, são as equações químicas que conhecemos.
Mas hoje vamos falar do básico.

Isótopos

São átomos do mesmo elemento (mesmo numero de prótons), mas com diferentes números de nêutrons. Para simbolizar um isótopo escreve-se o número de massa como expoente antes do símbolo do elemento. Exemplos:

12C é o isótopo do elemento carbono com 6 prótons e 6 nêutrons.

13C é o isótopo do carbono com 6 prótons e 7 nêutrons.

Alguns isótopos são estáveis. Outros são radioativos e emitem partículas e energia para se transformarem em uma forma mais estável.
Em geral, os elementos têm um isótopo principal, ou seja, o de maior proporção na forma como são encontrados na natureza. 


Massa atômica (u)

Na química, ao invés de usarmos a massa com a unidade em quilogramas, como é usado geralmente, a massa de um átomo é expressa em unidades de massa atômica (u) que equivale exatamente a 1/12 da massa do isótopo 12C (carbono 12). Em kg isso corresponde à:

1,6605402 x 10-27 kg

Portanto a massa atômica do carbono = 12 u, do hidrogênio = 1 u, etc.


Mol (mol)

Mol é uma unidade de medida do SI (assim como metro, quilograma, etc.) que representa quantidade de matéria e é definido a partir do número de átomos contidos em 12 g de 12C. A unidade mol é equivalente à constante de Avogrado, 6,02 x 1023.
Pode-se deduzir que um mol de átomos de qualquer elemento é dado pela sua massa atômica expressa em gramas. Exemplo:

1 mol de 35Cl = 35 g.

Obrigado por acompanhar o nosso blog e esperamos que tirem todas as suas dúvidas conosco.

Por: Sr. Estrôncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário