segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Modelos atômicos

A partir da definição do que é química podemos entender seu surgimento na historia da humanidade. Apesar de a sua existência datar desde a pré historia, seu reconhecimento como ciência deu-se apenas nos séculos XVII e XVIII.
Durante a antiguidade clássica temos o estudo da “química” com Demócrito, que ao obsevar a areia da praia deduziu que tudo era feito por átomos (partícula indivisível), porem Aristóteles o contradizia afirmando que tudo descendia dos quatro elementos (terra ar fogo e água) sendo continuo e não formado por partículas.
 Por volta de 1650 d.C. o conceito de átomo foi novamente proposto por Pierre Cassendi, filósofo francês (química era denominada alquimia). [1]

Modelos atômicos:

DALTON

Segundo Dalton tudo era formado por átomos (como Demócrito, na Grécia, havia declarado). Sendo este uma partícula indivisível, com forma esférica, positiva e rígida. Sua teoria falhou, porque não explicava a natureza elétrica da matéria (já descoberta nesse período).

THOMPSON

Para Thompson os átomos não eram esferas rígidas, mas possuem cargas positivas no núcleo com os elétrons incrustados na superfície (Isso seria parecido com um brigadeiro: o chocolate é o núcleo e o granulado os elétrons). Sendo que as cargas positivas eram na mesma quantidade que as negativas e assim a carga desses átomos era nula, explicando a natureza elétrica.
Ele propôs a ideia de IONS - Um íon é um átomo que possui déficit ou excesso de elétrons [2], podendo ser ele positivo (perder um elétron) o que chamamos de CÁTION ou possuir carga negativa (ganhar um elétron) que chamamos de ÂNION. Contudo esse modelo não levava em consideração o movimento dessas cargas.

RUTHERFORD

Segundo os estudos de Thompson todos os raios alfa deveriam repelir (os raios são negativos, então cargas iguais se repelem) o que não aconteceu alguns repeliram e outros não.
Ele chegou as conclusões de que:  O átomo possuía um núcleo pequeno onde ficava os prótons e uma eletrosfera, onde os elétrons ficam, muito grande. Rutherford era um “fofo” e previu a existência dos nêutrons que foi comprovada em 1932 por Chadwick, contudo ele não conseguiu explicar porque os elétrons permaneciam na eletrosfera. Criando o modelo clássico de átomos que conhecemos.

RUTERFORD-BOHR

O modelo de Rutherford foi aperfeiçoado por Bohr, que criou postulados:
  • Os elétrons não caem porque estão giram em uma orbita ao redor do núcleo (nos níveis de energia)
  • Os níveis de energia ou camadas suportam um determinado numero de eletros não podendo ultrapassá-lo,
  • Cada camada possui um determinado valor de energia
  • Ao saltar de um nível para outro mais externo, os elétrons absorvem uma quantidade definida de energia;
  • Ao retornar ao seu nível ele emite essa energia absorvida na forma de luz de cor definida ou outra radiação eletromagnética (fóton).
  • Cada órbita possui determinada quantidade de elétrons e podemos “classificá-las”:

Designação por letras
Por níveis de “energia”
Quantidade  que cada camada suporta
K
Um
Dois elétrons
l
2
Oito elétrons
M
3
18 elétrons
N
4
32 elétrons
O
5
32 elétrons
P
6
18 elétrons
Q
7
Dois elétrons



[1] 
http://www.vestibulandoweb.com.br/quimica/teoria/modelo-atomico.asp
[2] http://www.infoescola.com/quimica/ion/

Postado por: Tungstênio

Nenhum comentário:

Postar um comentário