quinta-feira, 15 de novembro de 2012

QUIMICA INORGANICA II

- A ligação covalente: é caracterizada por não haver perda/ganho de elétrons, mas sim, um compartilhamento dos mesmos, em outras palavras, não há uma carga, não há íons, existem apenas átomos que se correlacionam de maneira a completarem suas camadas de valência (os dois ao mesmo tempo). Normalmente ocorre entre não-metais, pois os mesmos possuem alta eletronegatividade, sendo incapazes de tomar o elétron do outro átomo. Exemplos de compostos covalentes são: O2 (oxigênio presente na atmosfera, necessário para a vida), N2 (o gás mais abundante na atmosfera terrestre), HCl (ácido clorídrico, muito utilizado em piscinas para ajuste de pH, também conhecido como ácido muriático), H2O, (água). 
                      
Nos casos acima, cada par de elétrons é representado por um traço (-). O par de elétrons seria nada mais que os dois elétrons que são compartilhados, formando a ligação covalente.

- A ligação metálica: é conhecida por seu ‘mar de elétrons’. Esse ‘mar’ seria uma corrente constante e infinita de elétrons que transitam entre os átomos, ou seja, um elétron sai, entra outro imediatamente no lugar deste, e ficamos nesse ciclo indefinidamente. Nesse tipo de ligação são formadas as ligas metálicas, componente da maior parte dos objetos de metal que você utiliza em sua casa.                                                                      
É um tipo de ligação fácil de se entender, porém de uma complexidade imensa, uma vez que não se sabe como se forma o mar de elétrons. Essa é a ligação mais resistente e difícil de se quebrar existente.

Com isso, ficamos por aqui, encerrando essa introdução à inorgânica. Aguardem o próximo post!

Postado por: Paládio (Pd)

Nenhum comentário:

Postar um comentário