terça-feira, 4 de setembro de 2012

Química Inorgânica I


Para falar em química inorgânica é importante lembrar que a química é dividida em três ramos principais: a química inorgânica, a físico-química e a química orgânica. Cada uma das três estudam coisas diferentes no mundo da química.

A química inorgânica é aquela que estuda os compostos no geral, embora à primeira vista ela pareça ser a maior e mais importante, existem cerca de 100 mil compostos orgânicos para cada composto inorgânico, tornando-a muito simples e medíocre, quando comparada com a orgânica. A química inorgânica se baseia em classificar, compreender e caracterizar diversos componentes que não são formados de carbono (vide algumas exceções como CO, H2CO3, CO2).
Partindo deste ponto, iniciamos o estudo das ligações químicas. As ligações químicas são os laços que mantém os átomos unidos, para formar os mais diversos compostos. Existem três tipos de ligações químicas:

- A ligação iônica: é caracterizada pela presença dos íons que são átomos carregados negativa ou positivamente, se houver falta de elétrons no átomo temos um íon positivo, se houver sobra de elétrons no átomo temos um íon negativo. Em geral, o átomo que se tornará o íon negativo (ânion) retira o elétron do átomo que se tornará o íon positivo (cátion). Na maioria dos casos, temos um cátion proveniente de um metal e um ânion não-metálico. Exemplos de ligação iônica são: NaCl (principal componente do sal de cozinha), NaOH (soda cáustica), Al(OH)3 (substância presente em muitos anti-ácidos estomacais).
Quando um composto iônico é colocado em água, ocorre um fenômeno denominado dissociação. A dissociação nada mais é do que a separação dos dois íons formadores do composto. Um exemplo de reação de dissociação é representado pela equação abaixo:                                                       
NaCl(s)  g Na+(aq) + Cl-(aq)

Na reação acima, o Na+ é o cátion (íon positivo, que apresenta falta de elétrons) e o Cl- é o ânion (íon negativo, que apresenta sobra de elétrons). Graças ao processo de dissociação é possível dissolver os compostos iônicos em água.

Postado por: Sr. Paládio

Nenhum comentário:

Postar um comentário