terça-feira, 11 de setembro de 2012

Química Orgânica Parte I


                                        Química Orgânica

Antigamente os compostos eram classificados em orgânicos e inorgânicos, e os orgânicos eram toda substância produzida por um organismo vivo, fosse ele um animal, uma planta ou mesmo uma bactéria essa era a teoria da “força vital”, no entanto, ela foi derrubada em 1828 quando Friedrich Wohler sintetizou pela primeira vez um composto orgânico a partir de um inorgânico em laboratório, a uréia.
Atualmente definimos a química orgânica como sendo a parte da química que estuda os compostos de carbono, no entanto existe um pequeno grupo que apesar de apresentarem o átomo de carbono em sua molécula não são considerados orgânicos, pois suas propriedades se assemelharem mais aos compostos inorgânicos. São eles: CO, CO2, H2CO3, HCN, HCNO, entre outros.
Carbono

Como você já deve ter percebido todos os compostos orgânicos possuem em sua estrutura átomos de carbono, isso porque o carbono possui a propriedade de se ligar com outros átomos de carbono, formando o que chamamos de cadeias.
 O carbono é um elemento tetravalente (pode fazer quatro ligações covalentes), possui seis elétrons, seis prótons e seis nêutrons, e ele pode ser classificado em primário, secundário e terciário, essa classificação é devido ao numero de ligações que eles fazem com outros carbonos.
Carbono primário: Se trata de um carbono ligado a apenas a um único carbono, veja um exemplo de carbono primário:

 As setas em vermelho indicam os carbonos primários, perceba que eles estão fazendo quatro ligações, no entanto só uma é com outro carbono, portanto se tratam de carbonos primários. 


Carbono Secundário: é o carbono que se liga com outros dois carbonos, como no exemplo:



Carbono Terciário: Se liga a outros três carbonos

Carbono quaternário: É o carbono que realiza as quatro ligações com outros quatro carbonos.
Veja o exemplo:






 Cadeias Carbônicas

As cadeias carbônicas, como já vimos, são compostos que possuem cadeias carbônicas, ou seja, átomos de carbono ligados entre si podem ser classificadas em:

  • Cadeias Abertas: São cadeias em que o carbono que as constitui não forma um ciclo, uma figura geométrica, suas extremidades estão separadas.
  • Cadeias Fechadas: São aquelas cujos carbonos formam um ciclo, uma figura geométrica qualquer.
  • Cadeias homogêneas: São cadeias que não apresentam em sua composição outros átomos além do carbono e do hidrogênio, isto é, elas não possuem o que chamamos de heteroatomos.
  • Cadeias heterogenias: São cadeias que apresentam em sua estrutura átomos diferentes do carbono (heteroatomos) intercalados na cadeia, como por exemplo o oxigênio.
  • Reta ou normal: Possuem apenas carbonos primários e secundários ao longo da cadeia.
  • Ramificada: Existem carbonos terciários e/ou quaternários ao longo da cadeia.
  • Saturada: É a cadeia carbônica que não possui entre os átomos de carbono, duplas ou mesmo triplas ligações.
  • Insaturadas: São as cadeias que apresentam pelo menos um átomo de carbono realizando uma dupla ou tripla ligação com outro átomo de carbono.
  • Aromática ou cíclica: Em algumas moléculas ocorre o fenômeno da ressonância, que nada mais é que o deslocamento ininterrupto dos elétrons, sem que a posição do átomo se modifique. Esses compostos são denominados aromáticos, possuem um núcleo, ou o que chamamos de anel aromático. EX:

  • Alifática: que não possui o anel benzênico em sua estrutura.

Essa foi uma breve introdução ao graaaande mundo da orgânica, nessas aulas você vai entender que a maioria das coisas que conhecemos é constituída por compostos orgânicos e vai ver que essa matéria é mamão com açúcar, mais fácil do que aprender japonês em braile, fica esperto e se divirta com os exercícios!! =)


Por: Sr. Lutécio 



Nenhum comentário:

Postar um comentário